Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Gravidez precoce: Brasil tem índice de país que permite casamento infantil

Quantidade total de crianças nascidas de mães adolescentes caiu, mas proporcionalmente, chegamos ao Top-50 em casos de gestação em jovens com menos de 18 anos, próximos a nações como o Sudão do Sul.

há 8 anos

Gravidez precoce Brasil tem ndice de pas que permite casamento infantil

O índice de gravidez na adolescência diminuiu ao longo dos anos no Brasil e, em contradição, subiu 14 posições, em 20 anos, na lista de 213 países com fecundidade precoce. Hoje, o país está na 49º colocação: são 70 a cada mil meninas entre 15 e 19 anos que deram à luz em 2013, de acordo com a última pesquisa do Banco Mundial.

Acima do Brasil, encontram-se, principalmente, países africanos que têm uma cultura permissível ao casamento infantil. O Níger, por exemplo, adota essa tradição e 71% das mulheres se casaram antes dos 18 anos. Ele se encontra no topo da lista, com 205 meninas a cada mil de 15 a 19 anos que são mães.

Mas o casamento precoce não é fator determinante para o índice de gravidez na adolescência. O Brasil está 56 colocações acima da Índia e 73, do Paquistão, países que permitem, em algumas regiões, o casamento infantil. No Sudão do Sul, por exemplo, 52% das mulheres se casam antes dos 18 anos, mas são 72 mães em um grupo de cada mil adolescentes, o que coloca o país apenas cinco posições acima do Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a gravidez precoce caiu 26% nos últimos 13 anos. Em 2000, foram 750.537 bebês nascidos vivos por partos de adolescentes de 10 a 19 anos. Nesse mesmo ano, o Brasil estava em 54º lugar no ranking mundial com índice de fecundidade em meninas entre 15 e 19. Com a ajuda de políticas de prevenção, em 2013, foram 555.159 bebês. Mesmo com uma diminuição significativa no número dos nascidos, proporcionalmente, o país piorou em relação a outras nações.

De acordo com o relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), divulgado em 2013, foi constatado que, no Brasil, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos têm pelo menos um filho. Na mesma pesquisa, 19,3% das crianças nascidas em 2010 são filhos e filhas de mães menores de 19 anos.

A manicure Nicelly Nascimento foi mãe aos 13 anos, e hoje, com 26 anos, conta as dificuldades que passou na época. “Ter que me posicionar perante aos outros foi bem difícil. Mudou bastante os rumos da minha vida. Tive que parar os estudos e, quando meu filho tinha dois anos, tive que começar a trabalhar, o pai não ajudou com nada. Foi bem complicado”, lamenta.

Diferentemente da cultura dos países da África, os fatores associados à maternidade precoce no Brasil são encontrados, principalmente, no lar da jovem. A condição de pobreza da família e a falta de diálogo entre os pais e as jovens são apontados como antecessores. Mas também a falta de acesso à educação sexual nas escolas e o auxílio no planejamento familiar prejudica a prevenção da gravidez.

Além de mudar totalmente a trajetória de vida dessas jovens mães, a gravidez na adolescência traz outros problemas. As meninas que engravidam antes dos 15 anos aumentam em cinco vezes o risco de morrer por causas relacionadas a própria gravidez, ao parto e ao pós-parto do que mulheres na faixa dos 20 anos.

Segundo a obstetra de alto riso do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Silândia Freitas, os riscos começam em decorrência de negligência da própria adolescente. Normalmente, elas escondem a gravidez por um tempo e atrasam o acompanhamento da gestação por um profissional. Além disso, pela pouca idade, a chance de desenvolverem doenças relacionadas a gravidez aumenta significativamente. “O risco de doenças hipertensivas, doenças metabólicas e diabetes gestacional cresce em adolescentes. A vida reprodutiva da jovem também é limitada, consequência da cesariana”, explica a obstetra.

Fonte: Correio Braziliense


Aproveito para te convidar a acessar o meu blog. Lá tem textos como esse e muito mais!


Gostou da notícia? Recomente a leitura para outras pessoas! Basta clicar no triângulo que está em pé, à esquerda do texto.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou.

Para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Um grande abraço!

  • Sobre o autorAdvogado Criminal, Professor e escritor.
  • Publicações451
  • Seguidores3622
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3659
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gravidez-precoce-brasil-tem-indice-de-pais-que-permite-casamento-infantil/314228054

Informações relacionadas

Maria G. Portugal, Advogado
Artigoshá 6 anos

O Papel da Família em Relação á Criminalidade

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Relação família e escola

Opinião - Gravidez na adolescência: grave problema social

Modeloshá 8 anos

Gravidez na adolescência

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos combinar? O governo Lula e Dilma passaram uma década incentivando o uso da camisinha ao invés de incentivar o sexo responsável - alguém ainda lembra de Lula falando de que sexo é gostoso e tal? -. Aí está o resultado. A propaganda mais estúpida era aquela do sujeito que acordava sem lembrar de nada, mas olha o móvel, vê a camisinha e fica aliviado.

Sexo é prazer sim. Mas ANTES de tudo precisa ser visto como responsabilidade. continuar lendo

Não colocaria a culpa no "governo Lula e Dilma", até pq tem mto mais coisa por trás deles.

Mas sem dúvidas falta uma correta educação sexual.

Um grande abraço continuar lendo

Pedro, eu coloco a culpa neles sim. Tendo ou não algo por trás deles, me é irrelevante. Se cantam glórias pelos louros, também devem ser responsabilizados pelos erros.

A quem quer o bônus tem que assumir os ônus. continuar lendo

A gravidez precoce veio com a liberdade sexual. Hoje as meninas se sentem mulheres precocemente e ingressam na vida sexual, a grande maioria, apenas conhecendo o que lhes contam as amigas mais velhas. A ausência dos pais no papel de educadores é gritante e muitas vezes esses até motivam mesmo que de forma indireta esse ingresso precoce na vida sexual.
Parece que a natureza não estava preparada para tanta modernidade... continuar lendo

Pois é, caro José Roberto, é muito chocante ver pais e mães incentivando as filhas a embarcarem em um relacionamento ainda no começo da adolescência. A impressão que se tem é de que estão livrando-se de um fardo; de que é menos uma boca para sustentar. É como se dissessem às filhas: 'Vá minha filha, vá ter seu próprio marido, sua própria casa e seu próprio cartão do Bolsa-Família!" Cadê o amor desse pessoal pelos filhos e filhas...? continuar lendo

Com certeza, a ausência de referências familiares, associadas às crianças soltas na rua o dia todo, fazem com que as atitudes tomadas por essas crianças sejam equivocadas e precoces.

Meninas são conquistadas por homens, os quais, aproveitando-se da sua experiência e "malandragem", convencem as jovens a praticar sexo, na maioria das vezes sem camisinha, resultando na gestação.

Grávidas, os homens pulam fora e abandonam as crianças (a menina e o nascituro).

Lamentável. continuar lendo

Uma grande parte dos pais dessas crianças nascidas por gravidez precoce, são jovens e inexperientes também, sem possuírem sequer a condição de ter um emprego e muito menos sustentar uma família. Mas se consideram "machos" e são os heróis dessas meninas, até que a gravidez bata em suas portas.
Filhas grávidas e netos, sempre sobram aos pais omissos.
Muito disso devemos a libertinagem da mídia irresponsável. continuar lendo

Pedrão,

Está provado que quando mencionei em um texto sobre á violência, estou tentando alertar sobre os riscos que uma criança sem os devidos cuidados dos pais podem sofrer.Faça uma pesquisa de quantos casais de jovens permanecem juntos por mais de 05 anos? Trabalhei nas ruas de Salvador e alguns interiores do estado e sei de perto estas mazelas da população. continuar lendo

Sem dúvidas a criminalidade tem muita relação com a falta de estrutura familiar. continuar lendo

Apenas para confirmar o que digo, existe um cientista Baiano Dr Elsimar Coutinho que disse em 1986 que se não houver um programa de controle de natalidade no Brasil viveríamos uma guerra civil nas grandes metrópoles.Lembra do Jonhnny? esta estatística somente aumenta na medida que não apresentarem uma política pública visando educação integral com para toda á população. continuar lendo

Apenas para confirmar o que digo, existe um cientista Baiano Dr Elsimar Coutinho que disse em 1986 que se não houver um programa de controle de natalidade no Brasil viveríamos uma guerra civil nas grandes metrópoles.Lembra do Jonhnny? esta estatística somente aumenta na medida que não apresentarem uma política pública visando educação integral com para toda á população. continuar lendo

Caro José Francisco, vamos analisar ainda mais profundamente a questão. O problema não é ter filhos, o problema é não dar a esses uma educação e uma criação redentoras dentro de casa. Pais e mães responsaveis e amorosos, mesmo pobres, sabem dar uma boa criação aos filhos. Concordo com o que você falou sobre o alto índice de casais jovens que separam-se. Esse é um problema social gravissimo e o resultado são lares desfeitos, crianças crescendo sem a atenção e a vigilância de um pai ou de uma mãe e jovens abandonados moralmente. Depois, para começar a usar todo tipo de drogas, das lícitas às ilícitas, é quase uma conseqüência natural. A pergunta que fica é, por que as famílias estão tão fragilizadas? continuar lendo

David,

O prazer é que mais importa, as consequências é que ninguém dar a devida importância.Existem métodos contraceptivos tanto para homens quanto pras mulheres.Na ciência e na evolução é possível um animal do sexo masculino fecundar varias fêmeas em pouco dias e daí se mostra que tem que discutir o aborto entre outras medidas. continuar lendo

David,

O prazer é que mais importa, as consequências é que ninguém dar a devida importância.Existem métodos contraceptivos tanto para homens quanto pras mulheres.Na ciência e na evolução é possível um animal do sexo masculino fecundar varias fêmeas em pouco dias e daí se mostra que tem que discutir o aborto entre outras medidas. continuar lendo