Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

'Quem for pego roubando será punido severamente': o cartaz anticrime atribuído ao Comando Vermelho

Mochila na frente do corpo, homens escoltando mulheres até o ponto de ônibus e nada de usar celulares na rua. Essa é a rotina de muitos moradores de diferentes comunidades do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, para evitar os constantes assaltos na região.

há 8 anos

Quem for pego roubando ser punido severamente o cartaz anticrime atribudo ao Comando Vermelho

Em meados de junho, porém, cartazes começaram a ser colados em postes com uma nova "lei" para o local. A mensagem, atribuída à facção criminosa Comando Vermelho - que comanda o tráfico de drogas na região - proíbe assaltos aos moradores de São Gonçalo.

"A partir dessa data 06/07/2016 quem for pego roubando na região será punido severamente", diz um trecho do texto. O aviso prossegue com a ameaça: "Se matar inocente vai pagar com a vida."

Os autores da mensagem e os responsáveis pela sua divulgação não foram identificados.

Os cartazes foram colados em postes e muros de áreas de grande circulação de pessoas da Vila Candoza, Morro da Dita e Complexo do Anaia, todos em São Gonçalo. As mensagens foram espalhadas até mesmo dentro de uma escola pública e de estabelecimentos comerciais.

Uma professora que trabalha no local e pediu para não ser identificada afirmou à BBC Brasil que não sabe dizer quem colou as mensagens, mas afirma que a situação preocupou os funcionários. "De qualquer forma, o tráfico influencia os alunos", afirma ela.

Quem for pego roubando ser punido severamente o cartaz anticrime atribudo ao Comando Vermelho

Moradores ouvidos pela reportagem disseram que a impressão é de que o número de assaltos teve uma leve queda logo após o aparecimento dos cartazes, mas logo voltou a ser uma rotina no bairro. Há novos relatos de roubos de veículos.

O comando da Polícia Militar que faz o patrulhamento na região de São Gonçalo afirmou o bairro de Anaia recebeu reforço policial após um mapeamento da criminalidade no local.

Um leitor de um site de São Gonçalo comentou que a notícia não traz novidade: "A notícia não é novidade, isso existe desde quando eu era criança. Alguns ladrões levavam tiro nas mãos por roubar na comunidade onde morava, reincidência era morte, existia uma série de regras. O que está acontecendo hoje em dia é que com avanço da tecnologia móvel e da conexão coletiva, todo mundo é um repórter individual".

Segundo uma leitora do Ceará, o fenômeno não é exclusivo do Rio de Janeiro. "Aqui em Fortaleza, apareceram avisos assim em várias comunidades. E eu bem eu vou me mudar para uma comunidade. Preciso de segurança".

Outro leitor concluiu: "Fica o recado para o sétimo batalhão!"Quem não dá assistência abre concorrência".

FONTE: BBC BRASIL


Finalmente, aproveito para te convidar a ACESSAR MEU BLOG. Lá tem textos como esse e muito mais!

Gostou da notícia? Recomende a leitura para outras pessoas! Basta clicar no triângulo que está em pé, à esquerda do texto, ou no coração, caso esteja na versão mobile.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou.

Para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Um grande abraço!

  • Sobre o autorAdvogado Criminal, Professor e escritor.
  • Publicações451
  • Seguidores3622
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações943
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-for-pego-roubando-sera-punido-severamente-o-cartaz-anticrime-atribuido-ao-comando-vermelho/377272365

Informações relacionadas

Wagner Francesco ⚖, Advogado
Artigoshá 8 anos

Súmula 582 do STJ: acabou o roubo tentado?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Para que o mal impere não fazer nada basta ...aliás o "nada" é suficiente...Segurança para que? Temos Medalhas....... continuar lendo

E o Estado sabe bem como é fazer nada. continuar lendo

O crime tomando conta da segurança pública , bem comum dentro de comunidades . Pouco contingente para muita gente , pouca estratégia para muitas opiniões e por aí afora .. continuar lendo