Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Um em cada 3 brasileiros culpa mulher em casos de estupro, diz Datafolha

42% dos homens acham que mulher que se dá ao respeito não é estuprada. 85% das mulheres do país temem violência sexual, segundo pesquisa.

há 8 anos

Um em cada três brasileiros acredita que, nos casos de estupro, a culpa é da mulher, de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgada nesta quarta-feira (21). Segundo o levantamento, 33,3% da população brasileira acredita que a vítima é culpada.

Entre os homens, o pensamento ainda é mais comum: 42% deles dizem que mulheres que se dão ao respeito não são estupradas.

A culpabilização da vítima também acontece entre as mulheres, que são as que mais sofrem com o crime: 32% concordam com a afirmação.

Para 30% dos homens, a mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Datafolha, que entrevistou, entre os dias 1º e 5 de agosto, 3.625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento apontou que 65% dos brasileiros temem sofrer algum tipo de violência sexual. O temor é muito maior entre as mulheres e é sentido por 85% delas. O medo de ser estuprada também varia conforme a região do Brasil. No Nordeste, por exemplo, o índice de mulheres que receiam ser vítimas do crime chega a 90%. No Sul do país, é de 78%.

O estudo também fez um levantamento com base na idade dos entrevistados. Neste recorte, os brasileiros com 60 anos ou mais aparecem como os que mais tendem a culpar as vítimas. Enquanto 44% dos idosos alegam que mulher com roupa curta não pode reclamar de estupro, a quantidade de pessoas entre 16 e 34 anos que concordam com o pensamento é de 23%.

O nível educacional é outro fator que, de acordo com a pesquisa, influencia em um posicionamento sobre o assunto. Quase metade (47%) dos brasileiros que cursaram apenas o ensino fundamental colocam as vítimas como responsáveis pela violência sexual. Entre os entrevistados com ensino superior, o número não chega a 20%.

Para a maioria da população, as leis nacionais protegem os estupradores, ainda segundo o estudo. A atuação das polícias também é questionada por grande parte dos brasileiros: 51% afirmaram não acreditar que a Polícia Militar (PM) esteja preparada para atender mulheres vítimas de violência sexual e 42% pensam o mesmo da Polícia Civil.

Um em cada 3 brasileiros culpa mulher em casos de estupro diz Datafolha

FONTE DA NOTÍCIA: GLOBO


Finalmente, aproveito para te convidar a ACESSAR MEU BLOG. Lá tem textos como esse e muito mais!

Gostou da notícia? Recomende a leitura para outras pessoas! Basta clicar no coração que fica na parte esquerda do texto.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou.

Para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Um grande abraço!

  • Sobre o autorAdvogado Criminal, Professor e escritor.
  • Publicações451
  • Seguidores3621
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1538
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/um-em-cada-3-brasileiros-culpa-mulher-em-casos-de-estupro-diz-datafolha/386291480

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É, infelizmente um grupo grande de pessoas culpa a vítima. Infelizmente, também, outro grupo grande, na ânsia de manter vivos mitos como o do bom selvagem, na ânsia de justificar condutas criminosas, culpa a sociedade através de teses como "cultura do estupro". Resta apenas outro grupo que entende que o responsável por seus crimes é o próprio criminoso, e que por não entendermos isso é que continuamos vítimas de tanta violência, porque a justificação da conduta criminosa gera impunidade, e a impunidade gera violência. continuar lendo

É tão estúpido os resultados dessa pesquisa e como foi conduzida que nem li a matéria e não consegui ler total sua matéria. Veio na minha mente que se deveria fazer uma pesquisa então com prostitutas. Ora essas, são conhecidas damas, mulheres da vida fácil. Não "se dão o devido respeito" como querem acreditar alguns e muitos homens estupram elas também e contraditoriamente se apaixonam e até casam com prostitutas.
O que está em risco é que estes estupradores estão como assaltantes, ladrões que ficam impunes, não tem cadeia para eles. E, quando tem cadeia eles escapam. Recentemente um estuprador que aterrorizou o Rio de Janeiro escapou da cadeia.
Todos sabem que esses homens e mulheres, em pequeníssimo número, vão para o seguro, não ficam no meio de outros presos. Há um certo desprezo e até matam esse tipo de gente, doente e de comportamento bizarro.
Não é normal o estupro de maneira alguma. Mesmo que a mulher se ofereça, esteja nua, de mini saia, e provoque. O homem e a mulher precisam pensar no que é bestialógico e no que é decente.
Portanto, ao meu ver precisamos de cadeia, mesmo que elas sejam no futuro desativadas e virem escolas, clubes, o que seja. Cadeia e tratamento psiquiátrico para os que precisarem e querer. Mas, o acompanhamento para estuprador deve ser para sempre tanto no jurídico quanto no psiquiátrico. Essas pessoas usam o livre arbítrio como se usassem o papel higiênico, para eles o culpado são outras pessoas, e não eles.
E, quem respondeu essas perguntas, são pessoas desajustadas que imputam culpa para outras pessoas. Pois se o homem sabe e tem o dever, pois não é animal irracional, e mesmo estes se acasalam para procriação, e não se tem notícias de que estupram suas "companheiras", então o ser humano precisa de mais cuidado, mais juízo e punições exemplares. Estes destemidos mal feitores precisam temer alguma coisa, a Lei, anos na cadeia. continuar lendo

Então você leu somente a manchete, parabéns!.

Você já parou pra pensar que não é o resultado da pesquisa que é absurdo e sim que você faz parte dos 73% que não concordam com essa afirmativa?? continuar lendo

O que esperar de uma sociedade que foi fardada a reprimir sua sexualidade, mulheres nem sabiam o que era sexo, descobriam na lua de mel, sentir prazer então muitas nem sabiam o que era aquilo.

O homem descobria sexo pagando uma prostituta, cresceu achando que mulher foi criada para servir, saiu de uma costela sua para satisfazer seus desejos, sejam quais fossem.

Eis o resultado da educação que temos, aliada ao fator impunidade, pois ao casar-se com a vítima do estupro o mesmo era absolvido (infelizmente isso estava na Lei)...

Hoje temos pessoas com um pensamento tão infame que se cometerem um crime, é culpa da vítima, afinal a sociedade arruma desculpas :

- ''coitadinho'' foi vítima da sociedade, da falta de oportunidade, e no caso do estupro vítima da mulher, aquela que ''não se dá ao respeito''...

Enquanto não educarmos as mulheres para entender que elas merecem respeito SIM, não conseguiremos criar novas gerações com uma opinião diferente, afinal não adianta nada ter educação superior se em casa tivermos um exemplo contrário... continuar lendo

Meu deus... Luto pela sociedade brasileira continuar lendo