Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Especialistas dizem que criminalizar drogas é ineficaz

Tráfico de drogas: especialistas defendem que criminalização fracassou, e que é hora de adotar uma nova estratégia em relação às drogas.

há 8 anos

Especialistas dizem que criminalizar drogas ineficaz

Londres - As estratégias para lutar contra as drogas baseadas na criminalização demonstraram ser ineficazes e devem ser substituídas por medidas centradas na saúde pública, segundo defendem especialistas internacionais em um relatório apresentado nesta segunda-feira em Londres.

O estudo "Depois da guerra contra as drogas" foi elaborado pela London School of Economics (LSE) como prévia da reunião prevista para abril na ONU, na qual serão abordadas as políticas globais para o controle destas substâncias.

"A comunidade internacional deu prioridade às medidas proibicionistas", o que teve um "terrível custo socioeconômico", afirma o documento que conta com o aval do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e cinco ganhadores do prêmio Nobel, entre outros.

O diretor-executivo do Projeto Internacional de Legislação sobre Drogas (IDPP), John Collins, afirmou à Agência Efe que "a prova que a guerra contra as drogas fracassou pode ser encontrada na América Latina".

Nessa região "se encarcerou muita gente, se fez a guerra contra os cartéis, mas tudo isso teve virtualmente um impacto nulo no mercado real", destacou Collins, um dos autores do relatório.

"Propomos que se mude o enfoque utilizado para avaliar o êxito das políticas contra as drogas", disse por sua vez à Efe a especialista do Centro de Pesquisa e Docência Econômicas do México (CIDE), Catalina Pérez.

Segundo a jurista, até agora "o êxito se mediu em função de quantas apreensões são feitas e quantas erradicações de cultivos são efetuadas", o que, a seus olhos, não contribui para resolver o problema.

"Um grande setor da população é criminalizado, como os consumidores e os camponeses", ressaltou Pérez, para quem as estratégias dos governos devem concentrar-se na "proteção da saúde dos consumidores presentes e futuros".

Os especialistas concordam em ressaltar que é imprescindível a cooperação internacional para abordar o problema, ao mesmo tempo em que advertem que cada região deve encontrar o caminho mais adequado segundo suas circunstâncias.

"Alguns países estão experimentando a ideia da legalização", destacou Collins, que considera essas medidas "experiências de aprendizagem que deveriam ser positivas em muitos aspectos", embora alerte que "ainda resta muito caminho para poder dizer que a legalização é a solução".

Para o especialista em História Internacional na LSE, a sessão especial da Assembleia das Nações Unidas sobre as drogas (UNGASS) prevista para abril será uma oportunidade para que os países dialoguem sobre a ideia de que as estratégias convencionais não foram efetivas até agora.

"Não esperamos que dessa reunião saiam conclusões rompedoras", admitiu Collins, que advertiu que a Rússia e diversos países asiáticos, entre outros, continuam defendendo um enfoque baseado na proibição.

A esse respeito, Pérez ressaltou que "na América Latina se viram as enormes consequências da guerra contra as drogas e nesta região há um movimento para tentar mudar a estratégia".

O estudo apresentado em Londres, que recebeu o apoio dos vencedores do Nobel de Economia Vernon Smith (2002), Thomas Schelling (2005), Eric Maskin (2007) e Oliver Williamson (2009), assim como da vencedora do Nobel de Medicina em 2008, Françoise Barre-Sinoussi, defende que os países devem "abandonar as políticas contraproducentes e ineficazes sobre drogas".

"Os Estados e o sistema regulador global sobre drogas devem dar um giro rumo aos princípios de desenvolvimento sustentável que incluem a saúde pública, a redução de danos associados ao consumo e fornecimento, o acesso a remédios essenciais e a experimentação científica com uma estrita regulação legal", conclui o documento.

Fonte: Exame

Finalmente, aproveito para te convidar a acessar o meu blog. Lá tem textos como esse e muito mais!

  • Sobre o autorAdvogado Criminal, Professor e escritor.
  • Publicações451
  • Seguidores3621
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1389
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/especialistas-dizem-que-criminalizar-drogas-e-ineficaz/308246302

20 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

- Sei não, há manifestações de todos os tipos e milagrosos...Que tal licenciar as drogas tais quais são os cigarros e bebidas!?
- Primeiramente deverá existir distribuidores registrados idem cadastros dos consumidores que, também arcariam com o custo dos socorros, determinação expressa do uso que não poderia ser em público sob pena de multas pesadas, vide motéis...Menores de 21 poderiam obter autorização mediante responsabilidades paternas, ou, vide "proibição de venda de bebidas alcóolicas" para menores de 18, só existe no papel!
- Impostos taxados e pagos pelos distribuidores e obrigatoriamente pelos consumidores mediante CPF! Ah!? Estou sentido cheiro de algo no ar...
- Sabem por que? Nunca haverá sucesso em relação ao combate as drogas, tal qual não conseguiram combater o jogo de bicho e não raro os bingo e caça níqueis. O Estado é viciado e incompetente para assuntos mais leves, mais fáceis e mais viáveis; não tendo sequer moral para proibir e combater drogas. continuar lendo

Enquanto não for possível auferir impostos as drogas serão banidas da sociedade. Exemplo é a cachaça e o cigarro. No dia que puderem ser taxadas serão vendidas no bar da esquina a R$ 5,00 a carreirinha e R$ 2,00 o baseado, com 81% de impostos é claro.

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/10566/Governo-eleva-imposto-do-cigarroa81-para-uso-cair-cigarro-imposto-81.htm

E ainda tem a coragem de afirmar que é para inibir o consumo. Quem fuma de 2 a 5 maços por dia não o faz por prazer. Sem contar que quanto mais barato mais caro é o imposto. A unica coisa que pode salvar este país são extra-terrestres, se existirem e estiverem dispostos. continuar lendo

A situação é complexa e deve existir regulamentação, tributação, educação, conscientização e vários outros "...ção". continuar lendo

Acredito que seja hora de adotar uma nova estratégia contra as drogas, mas com certeza a estratégia de legalizar não é a melhor. Vc já morou num país com drogas legalizadas? Governo compartilhando impostos de drogas (e por isso incentivando, mesmo que sutilmente, o seu uso e ignorando seus malefícios), quanto mais pessoas usam, melhor para o Governo. Ainda mais nos governinhos que temos aqui. Outra coisa, o sistema de saúde dos países que legalizaram as drogas é bem diferente do nosso. A estratégia de legalização não funcionou em outros países, mesmo com sistema de saúde bom, imagina por aqui.. não funciona na prática (aliás, funciona para o Governo, guloso por mais impostos) mas na prática os mais pobres e vulneráveis continuarão morrendo nas portas dos hospitais por mais um motivo, e agora de forma legalizada. Inventem outra estratégia, essa de legalizar simplesmente não funciona. Resolve um lado mas cria o triplo de problemas por outro. continuar lendo

Eu moro em um país com drogas legalizadas. continuar lendo

Então vc não convive com os problemas da saúde no Brasil. continuar lendo

Tão doidinhos pra legalizar as drogas, apenas isso.

Criminalizar fracassou? Descriminalizar também, vide Holanda.

De que adianta liberar as drogas se os traficantes vão potencializá-las e vender sem limites de quantidade?

O problema é que os grandes traficantes não são presos. Quando não possuem costas quentes são os próprios.

Um pequeno exemplo de drogas potencializadas:

http://g1.globo.com/cienciaesaude/noticia/2016/01/crackeadulterado-com-substancias-que-potencializam-danos-diz-estudo.html

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/04/hormonio-feminino-potencializa-efeito-do-crack-no-cerebro-da-mulher.html

http://www.infoescola.com/drogas/skunk/ continuar lendo

Vide Holanda?
Sério? continuar lendo

Sim, sério:

http://adeilsonfilosofo.jusbrasil.com.br/noticias/239200069/a-holanda-reconhece-legalizar-maconha-foi-erro

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI409289-EI238,00-Holanda+domina+producao+de+drogas+sinteticas.html

Duro é ter que postar link toda hora quando uma simples consulta pelo Google já traria a matéria.

A Holanda é um grande distribuidor de drogas. continuar lendo

Link por link:

http://pedromaganem.jusbrasil.com.br/noticias/239382014/5-mitos-sobreoconsumo-de-maconha-na-holanda continuar lendo

As pessoas olham pra Holanda e pensam na maconha, esqueçam ... ecstasy é a droga mais popular lá ... e graças a facilidade de produção tornaram-se os maiores da Europa.
http://www.vice.com/pt/read/e-assim-queaeuropa-estaaconsumir-drogas

E não é só pra Europa não:
http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/298939-mulher-que-trazia-ecstasy-da-holandaepresa-em-florianopolis.html

Só belezura:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1558189-holanda-faz-campanha-contra-heroina-vendida-como-cocaina-em-amsterda.shtml

Imaginem se algum controle ou limitação do Estado irá diminuir o tráfico e os crimes a ele associados ... e ainda vão é aumentar as custas com saúde e benefícios. É a pá de cal que o Brasil precisa. continuar lendo

Mas o consumo de ecstasy não é permitido na Holanda, assim como o de outras drogas?

http://www.holland.com/br/turismo/artigo/política-holandesa-sobre-drogas.htm# continuar lendo

Não tem como comparar um país minúsculo perto do 5º maior país em extensão territorial e população do mundo. Sem tirar a questão cultural, desigualdade social e econômica, que aqui é dezenas de vezes pior. O que funciona lá, não necessariamente funciona aqui. Temos muita coisa "legalizada" aqui e que continua alimentando a criminalidade, como por exemplo, agrotóxicos, softwares, roupas e celulares, sem falar, claro, em cigarros e bebidas alcóolicas. Mas gostaria que legalizassem só para mostrar a burrada que é essa política especificamente aqui no Brasil. continuar lendo