Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Vereador é denunciado por roubo de notebook da Câmara de Nova Venécia

A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do vereador Ronaldo Mendes Barreiros (SDD) e encontrou o notebook da Câmara, que teve o número de patrimônio do equipamento retirado.

há 7 anos

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA POR GAZETA ONLINE


A Polícia Militar encontrou um notebook roubado da Câmara Municipal de Nova Venécia na casa do vereador e ex-presidente da Câmara Ronaldo Mendes Barreiros (SDD). O mandado de busca e apreensão foi cumprido na manhã desta segunda-feira (9), após denúncia do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Nova Venécia.

Na denúncia, o MPES relata que em janeiro deste ano o vereador retirou o notebook, da marca Positivo, modelo Master, do Gabinete de Vereadores IV e o levou para casa, retirando o número de patrimônio do equipamento. O valor médio do aparelho no mercado é de R$ 1.258.

Por conta do desaparecimento do aparelho, foi aberta uma sindicância na Câmara, em que o próprio vereador foi ouvido. Câmeras de videomonitoramento da Câmara filmaram Barreiros saindo do gabinete com uma pasta de cor preta debaixo do braço no mesmo dia em que o notebook havia sumido. Em maio, Barreiros prestou depoimento e disse que a pasta tinha apenas documentos.

Para apurar o desaparecimento, a Polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele e localizou o notebook, que passou por perícia técnica, confirmando ser o mesmo aparelho usado na Câmara.

O MPES pediu a prisão preventiva e a condenação do vereador pelo crime de peculato-furto. Requer também a redução dos vencimentos dele em 60% durante o tempo em que durar o processo e o ressarcimento por dano moral à credibilidade da Democracia e da imagem dos parlamentares em R$ 200 mil.

"Assim agindo, observa-se que o denunciado, de forma livre e consciente, na qualidade vereador da Câmara Municipal de Nova Venécia/ES (funcionário público), subtraiu em proveito próprio bem público", diz um trecho da denúncia.

Barreiros foi presidente da Câmara de 2013 a 2016. A reportagem tentou entrar em contato com o vereador por telefone, mas as ligações não foram atendidas.


Finalmente, aproveito para te convidar a ACESSAR MEU BLOG. Lá tem textos como esse e muito mais!

Gostou da notícia? Recomende a leitura para outras pessoas! Basta clicar no coração que fica na parte esquerda do texto.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou.

Para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Um grande abraço!

  • Sobre o autorAdvogado Criminal, Professor e escritor.
  • Publicações451
  • Seguidores3621
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações296
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereador-e-denunciado-por-roubo-de-notebook-da-camara-de-nova-venecia/508431620

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Coisas deste tipo, nos fazem enxergar o grau de decrepitude, moral e ética, alcançada por nossos "nobres" políticos. O fato de ser um bem público não significa que não possui um dono, no caso o "dono" é o contribuinte, não podendo o "ilustre" vereador apossar-se de algo que não lhe pertence a nível privado, desde quando não o adquiriu com seus próprios recursos. Não dá para confundir o "público" com o "privado". continuar lendo

Parece que, infelizmente, aqueles que ocupam cargos políticos confundem o que é público e o que é particular, como se o Estado e eles fossem a mesma coisa. continuar lendo

A corrupção e como o apresentado são pequenas atitudes que vão crescendo pouco a pouco até transforma-se nos grades casos apresentados. Infelizmente o ser humano não está evoluindo em nada tanta informação disponível, tanto conhecimento produzido no decorrer da história da humanidade e continuamos ainda ignorantes. continuar lendo

A corrupçao é o nosso câncer. continuar lendo